RANGIROA, UM PARAÍSO PERDIDO - ILHAS TUAMOTU

    Voltar ao Tahiti estava nos meus planos. Sim, desde o minuto que parti de lá, em 2010. Quem já foi sabe bem a que me refiro. Qu...



    Voltar ao Tahiti estava nos meus planos. Sim, desde o minuto que parti de lá, em 2010. Quem já foi sabe bem a que me refiro. Quem respira o ar do Tahiti fica enfeitiçado.

   Dessa vez, tínhamos uma semana na Polinésia. Escolhemos Rangiroa e, após, Bora Bora, a menina dos meus olhos. Até então.



   Rangiroa, em Tahitiano, significa céu imenso. Possui 280 km em circunferência, 77 de comprimento e 26 de largura. É o maior atol da Polinésia Francesa e o segundo maior do mundo. Segundo Jacques Cousteau, o melhor lugar de mergulho que existe. Essa foi a Rangiroa que conhecemos, ilha que me cativou no momento em que a avistei do avião.

   Quem vai à Rangiroa deve sentar no lado direito do turbo hélice, pois a vista para a Lagoa Azul é um presente aos olhos. Mas, antes de pousar em Rangiroa, fizemos um pit stop em Tikehau, ilha ao lado e que, de cima, me pareceu similar à vizinha Rangiroa.




   A van do Kia Ora, hotel que escolhemos, estava nos esperando no ensolarado dia de abril e nos levou até ele, em cinco minutos. As frases olha isso, olha a cor desse mar e meu Deus do céu foram inesgotavelmente repetidas no trajeto, por mim e pelo Flávio.

   O Kia Ora é um hotel lindo em uma ilha pouco desbravada. Possui alguns bangalôs sobre a água, vários em frente ao mar, outros com jacuzzi, ou de dois andares e, as famosas villas, onde ficamos, que apelidei de mini casa do Big Brother (sou avessa ao programa mas não tive como fugir da comparação): um bangalô murado de pedras, com piscina privativa, banheira ao livre, jardim, mesa com cadeiras e espreguiçadeiras e um vidro enorme para você poder observar isso tudo do lado de dentro. Como bom cozinheiro que meu marido é, disse que só faltou a churrasqueira...hehe.





   Há muito peixe em Rangiroa. Fizemos alguns mergulhos com snorkel na praia do hotel e foi impressionante o número deles que vimos. E as cores? E os corais? E o interesse deles pelos mergulhadores? Esse universo submarino é impressionante!

   Escolhi a última semana de abril a dedo para estar no Tahiti pois era época de lua cheia. E que lua! Fomos agraciados com o sol durante o dia e com a lua, em seu esplendor, pela noite.

   No segundo dia, optamos por ir até a Lagoa Azul. Uma hora de barco, o mar é batido (a Marcela já tinha contado isso), mas vale qualquer empenho. O lugar é lindo, selvagem, uma ilhota com muitos coqueiros e uma cabana (onde almoçamos) rodeada pela água mais transparente que você pode imaginar, peixes, tubarões, arraias, corais, uma maravilha!




   Nesse dia caiu uma tempestade. Quem tem medo teria se apavorado pois, imagine-se em uma ilhota, com chuva que Deus manda, muito, mas muito vento (tremia a cabaninha)! Já tinhamos mergulhado bastante, almoçado e chegava a hora de partir. E, como a minha fase Maga Patalógica foi-se embora, algum tempo depois o astro rei apareceu novamente.

   Na volta do passeio, há uma parada para nadar com tubarões e, depois de vários minutos de mais mar batido, tem a parada no Avorotu pass (menor que o Tiputa, mas falarei dele depois). Achei legal descer do barco e ser levada pela suave correnteza. É bem fundo, tem que ter intimidade com o snorkel e não temer a água. Fui a única mulher a sair do barco nessa hora e me senti superpoderosa! 

   Ainda nesse dia, já de volta ao hotel, perto das 17h, fomos andando até o Tiputa pass, um estreito que liga a lagoa ao mar e que, neste horário, está repleto de golfinhos brincando.



   A caminhada é linda. À nossa esquerda o mar e, do outro lado, muitos coqueiros. Diversas pessoas, entre turistas e locais, são expectadores dos golfinhos ao cair da tarde. Enquanto isso, o sol ia embora e a lua chegava. Sabe a visão do paraíso? Então!

   Infelizmente não tivemos tempo para o mergulho de cilindro no Tiputa. Assim, já temos motivo para voltar. Como se precisássemos de desculpas para tanto.

   A Verônica, assistente do gerente do hotel, é uma mexicana muito simpática, que não poupa esforços para ajudar. E gosta que falemos em Português com ela, a fim de que pratique o idioma. Logo na chegada fomos por ela recebidos e, depois, fomos transportados pelo hotel com o carrinho da Ilha da Fantasia. Quem lembra?

   Eu adorei Rangiroa! O visual é inexplicável, coisa que foto alguma consegue reproduzir.

   Sei que muitos me perguntarão: mas entre Rangi e Moorea, a qual devo ir? Já lhes antecipo a resposta: Rangiroa é diferente de Moorea, mas, se eu tivesse que escolher, ficaria com a primeira. Contudo, para quem vai em uma primeira viagem e dispõe de apenas uma semana, perder quase um dia voando entre as ilhas não é muito satisfatório e inteligente (* não há voos entre Rangi e Bora Bora sem escala em Papeete, e isso demora um tantinho, mais o tempo de voo, foi-se uma tarde!). Assim, fique com Moorea por duas noites, que também é linda, verde, com cores incríveis, e deixe Rangi para uma outra viagem.

   Acredite, você vai querer voltar.



   Um beijo a todos e obrigada pelo incentivo, pelos votos de boa viagem, de dias ensolarados e todo o resto que me desejaram. Funcionou! Foram dias sensacionais. Até breve com Bora Bora.

   Andressa

* Agora já existem voos entre Bora Bora e Rangiroa, sem escala em PPT! Que notícia boa! Obrigada, Alessandra, pela contribuição - janeiro de 2014).


COMPARTILHE

TAGS:

sobre a autora

Posts Relacionados

41 comentários

  1. Andressa,
    Que dias maravilhosos!! E como Rangiroa é linda!!
    Estou esperando ansiosa o post e as fotos de Bora Bora!
    Beijos,
    Lucila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lucila,

      Que bom te ver por aqui!

      Em que parte do mundo vc está agora? Preciso xeretar no seu blog!

      Eu adorei Rangi. Queria ter ficado mais.

      E vc vai fim de ano para BOR?

      Nossos dias lá foram ótimos. Dessa vez fizemos parasailing e foi sensacional! Eu, que morro de medo de altura, amei.

      Beijos e boas andanças pelo mundo,

      Andressa

      Excluir
  2. Oi Andressa!!! Que bom que sua viagem foi um sucesso!!! Estou cada vez com mais vontade que Outubro chegue logo!!! Com certeza minha noiva vai te mandar relatos detalhados!!!

    Ah! Eu queria um post (ou e-mail) dos passeios imperdíveis, passeios que o custo-benefício vale a pena e passeios que não valem a pena. Enfim, qualquer ajuda com relação a isso é bem vinda. Afinal, como alguns dizem, é melhor fechar os passeios antes da viagem. Então quero já compra-los de uma vez...

    Obrigado e Parabéns mais uma vez pelo Blog!!!

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,

      Até eu estou contando os dias para a sua viagem, máxime porque haverá uma parada na Nova Zelândia.

      Farei um post com os passeios nos moldes sugeridos por você, pode deixar!

      Abraço e...contagem regressiva!
      Andressa

      Excluir
  3. Meo Deus! Que fotos MARAVILHOSAS! Cada dia me convenço de que lá parece ser um pedacinho do céu! Gostei das dicas, quem sabe em uma próxima viagem eu fico uns 14 dias e vou em Rangiroa! :)
    E mais uma vez Andressa te parabenizo pelo seu cuidado, carinho, boa vontade e honestidade com o blog e para com as pessoas que te procuram a fim de obter dicas sobre o Tahiti! Vc é especial! um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari,

      Você é uma querida.

      Posso contar que fui convidada para o seu casamento? hehe. Fiquei tão feliz e lisonjeada!!!

      Esse blog só me traz alegrias: amigos e mais amigos pelo mundão de Deus e pessoas do bem! Quer coisa melhor?

      Em breve Bora Bora, a queridinha do Tahiti. E daqui a pouco chega a sua vez de ir ao paraíso.

      Beijos,
      Andressa

      Excluir
    2. Claaaro que pode!

      Com certeza as alegrias que o blog te dá!! :)

      Eu já me considero sua amiga! Vc foi um anjo que apareceu para me ajudar a realizar um sonho de adolescência! ;)

      beijo linda

      Excluir
  4. Apesar de estar já falando com vc pelo e-mail, quero deixar aqui registrado que estou amando o seu blog! Muitas dicas valiosas, muitos depoimentos incríveis, perco até a hora de dormir, só revendo de novo os posts.

    Beijos,
    Karina

    ResponderExcluir
  5. Oi Karina,

    Os depoimentos são muito animadores, não é?!
    Espero que vc consiga organizar sua ida ao paraíso logo, logo. E, muito em breve, teremos o seu relato por aqui.

    Beijos,
    Andressa

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Hi Linda!

      Thank you for visiting my blog.

      I guess it is not possible to take a bad photo in paradise.

      I saw you are from Canada. This is a place I want to go soon.

      Best regards from Brazil,

      Andressa

      Excluir
  7. Ahhhh que coisa linda!!
    Posso dizer que quero muito ir?
    Deve ter sido fantástico voltar ao paraíso :)

    Beijos!
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Tenho certeza que vc e o Eduardo vão amar essa ilha.

      Sempre é tempo de fazer planos e voltar, não?!

      Adorei ter voltado e tenho uma notícia para te dar: enfim, os hoteis da rede IC tem wi-fi gratuita. Já era hora, não?

      Beijos,
      Andressa

      Excluir
  8. Menina.

    É o paraíso na terra!!!!! Que lugar, hein? Não conheci Rangiroa, mas com certeza da próxima vez vou incluir! As fotos estão espetaculares.

    E, mesmo com uma pequena tempestade tudo deu certo. Que bom!

    Ah. Adorei a escolha da semana com lua cheia. Nunca tinha pensado no aspecto lua para programar uma viagem. Bela dica.

    Um beijo e espero os próximos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,

      Inclua Rangiroa na sua próxima estada. Tenho certeza que vc vai amar. Imagino as fotos que virão!!!

      Na minha outra viagem em 2010, tive a sorte de contar com a lua cheia. As noites eram lindas e românticas. Por isso cuidei do calendário antes de programar a data da viagem e valeu muito. Peninha a minha câmera não tirar noas fotos à noite, mas as recordações estão bem guardadas na minha memória.

      Beijos,
      Andressa

      Excluir
  9. Querida Andressa.
    Estamos debutando no blog. Basta uma viagem ao Tahiti para a gente se apaixonar. Lendo sobre sua viagem, alem de compartilhar sua paixão pelo paraíso já estamos com vontade de voltar e você nos presenteou com o roteiro: Rangiroa + Bora Bora. Bjs Jaqueline e Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque e Sergio,

      Foi um prazer tê-los conhecido nessa viagem ao Tahiti. Mesmo em hoteis diferentes, conseguimos passar horas bem agradáveis juntos.

      Que bom que a Polinésia os cativou. Espero que consigam voltar loguinho.

      Beijos,
      Andressa

      Excluir
  10. Prezada Blogueira,

    Hoje estava procurando dicas sobre como ir ao Taiti e fiquei impressionado como é muito caro. Mas encontrei o seu blog e fiquei animado da possibilidade de ir com um preço mais justo.

    Queria saber se você pode enviar as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro,

      A gente leva um susto com os precinhos astronômicos, não é?!
      Por favor, deixe seu e-mail que te enviarei as dicas iniciais.

      Abraço,
      Andressa

      Excluir
  11. Andressa, adorei o blog!! Muitas dicas legais!
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pela visita e pelo carinho!

      Beijos,
      Andressa

      Excluir
  12. Muito feliz em ter descoberto seu blog e saber que poderemos trocar experiências! Que venha o paraíso!
    Se quiser alguma dica sobre Noronha, saiba que pode contar comigo tb! hehe
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Oi Michelle,

    Muito obrigada pela visita e pelo recadinho.

    Deixa aqui o endereço do seu blog para que os leitores também possam visita-lo.

    Ainda não conheço Noronha mas, quando for, pedirei todas as dicas a vc.

    Beijos,
    Andressa

    ResponderExcluir
  14. Andressa e demais visitantes do blog, o endereço do meu blog em que conto um pouco de como será meu casamento em Noronha é: www.casamentoemnoronha.blogspot.com.br
    Vou casar lá e pretendo passar minha lua-de-mel no Tahiti, seguindo as dicas da Andressa!
    Quem quiser alguma dica sobre Noronha, pode me contatar lá, já fui 4 x e terei o maior prazer em ajudar tb!
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  15. Ei Andressa, eu tava esperando ansiosamente por seus posts da viagem! Ainda to na luta pra conseguir minhas passagens pra PPT, eu vou tentar ligar na LAN e ver se o preço fica melhor... pelas milhas não tem voos disponiveis nas datas que eu quero, passando por Los Angeles, entao devo ter que passar por Santiago mesmo. Podia sair uma promoção hein? Eu vi que em junho do ano passado a LAN soltou passagens por 2.400 pra lá.. ai ai!! To aqui na mega ansiedade pra conseguir realizar minha lua de mel dos sonhos!

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    sou jornalista da ESPN e estou fazendo matérias sobre o Tahiti para a Copa das Confederações. Pode me passar seu e-mail e telefone no e-mail - Thales.X.Machado.-ND@espn.com ou thalescmachado@gmail.com?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  17. Cara Andressa, obrigado por todas estas informações, não imagina o qto nos ajuda.
    Sou empresário aqui no Brasil, e a tempos estou com vontade de ir ao Tahiti, penso que lá eu irei de fato poder desligar de tudo e descansar muito juntamente com minha esposa.
    No entanto tenho lido bastante, mas ainda muitas dúvidas, e gostaria de viajar agora a partir do dia 01.junho.2013.
    Por exemplo, entendi que saiu do brasil pela LAN, passo pelo Chile, e chego em Papeete. Mas daí fico em algum hotel em Papeete, depois é que pego outro vôo para Rangiroa ou Bora Bora? Pretendo ficar pelo menos 10 dias por lá, fora os dias que gastarei para ir e voltar. Bora Bora é um paraíso para ver peixes, mergulhar com os tubarões também? Detalhe importante: Eu gosto muito de mergulho, natureza, paz total, já minha esposa gosta tb, mas nem tanto, gosta mais de fazer compras, passear no shopping's. Ela gostou muito de cancun, pois lá tinha as duas coisas dia e noite. Por favor, poderia retornar algum comentário a respeito deste contexto que exponho aqui. Se fosse possível falar com Vc via fone, nós agradeceríamos tb. motoni@me.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Motoni!

    Vou mandar um e-mail para vc agora.

    Já que pretende viajar mês que vem, tem que apurar o passo.

    Abraço,
    Andressa

    ResponderExcluir
  19. Oi Andressa!!
    Ainda nao tinha tido tempo de escrever, mas ja tinha lido seu post, claro!! Seu blog esta no meu "favoritos" e dessa forma eu fico de olho ;)
    Estou ansiosa pelo post de Bora Bora!!
    Mais uma vez, obrigada pelos detalhes das informaçoes, vc é realmente um anjo!!
    Bjs
    Eduarda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda.

      Fico sempre muito feliz com suas passadinhas por aqui.

      Que bom que vc recebe as atualizações. Estou com um problema no Blogger e, eu mesma, não consigo saber se elas aparecem ou não.

      Beijos e obrigada pelo carinho,
      Andressa

      Excluir
  20. Andressa,

    Tô muito perdida! kkkk...
    Vou viajar de Lua de mel em Outubro, passar sete dias lá.
    Porém pelos preços que estou vendo aqui no Brasil, tá tudo muito caro.
    Compensa passar um day use em PPT na volta?
    Como é a questão do cartão amabassador?
    O hotel sofitel em moorea é melhor que o intercontinental?

    Tantas dúvidas, kkkk...

    Se vc puder me ajudar, eu agradeceria!

    Abraços,
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, tudo bem?

      Me manda seu e-mail, por gentileza.

      Sim, os preços andam nas alturas.

      Não acho que vale a pena pagar o day-use, já que, se ficar na rede IC, o Ambassador te garante late check out (leia o post sobre o cartão aqui no blog).

      Só conheci o Pearl eo IC em Moorea e gostei de ambos. Acho que o site tripadvisor.com poderia te ajudar a esclarecer a dúvida.

      Aguardo seu novo contato e obrigada pela visita.

      Beijos,
      Andressa

      Excluir
  21. Boa Noite Andressa!!
    Adorei o seu blog! Até chorei com alguns depoimentos.
    Como toda noiva, meu sonho é passar a lua de mel no Thaiti. Mas como todo mundo estamos um pouco impressionados com o preço. Cotei um pacote e ficaria 6 noites em bora bora e na volta 3 noites na ilha de pascoa.
    meu casamento é final de novembro, e li alguns posts falando da chuva nessa epoca. Compensa viajar mesmo assim??
    Voce pode me mandar algumas dicas sobre bora bora e passeios para fazermos? Cotei os Hoteis Hilton e Le Meridien...voce conhece??

    Obrigada

    meu email: caro_ancona@yahoo.com.br

    Caroline e Juninho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,

      O Tahiti é o paraíso na terra, sem sombra de dúvida.

      Já mandei um e-mail para vc.

      Sobre a chuva, o único mês que eu evitaria seria janeiro. Fora isso, não pensaria duas vezes.

      Beijos,
      Andressa

      Excluir
  22. Oi Andressa,

    Meu email é: elainesampaio85@gmail.com

    Fico no aguardo!!!

    Obrigada!!!
    Elaine

    ResponderExcluir
  23. Olá! Adorei seu blog! Pretendo muito conhecer esse paraíso... Poderia enviar por gentileza dicas, agencia de viagem, hotéis por email? Luciafernanda87@hotmail.com obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ola Andressa,

    Conheci seu blog e estou adorando os. posts.
    Caso em novembro,e queremos mto passar a lua de mel no Tahiti.
    Gostaria que me enviasse dicas sobre como fazer essa viagem com um melhor preco. Meu email eh gabyybarros@hotmail.com.

    Aguardo retorno e um otimo fds!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Andressa,

    Muito legal seu blog...gostei bastante das informações. Gostaria de receber mais dicas sobre a viagem, como custo e agências específicas. Meu e-mail é erikaborgesf@hotmail.com.

    Agradeço muito desde já...bjsss

    ResponderExcluir
  26. Lucia e Erika,

    Já respondi aos seus e-mails.

    Beijos,
    Andressa

    ResponderExcluir
  27. Boa noite! Andressa, já existem voos de Bora Bora direto para Rangiroa, sem passar por Papeete. Bjo, Alessandra Fonseca

    ResponderExcluir

E-mail para contato:
tahitiehaqui@gmail.com